quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Merla - Fique atento aos perigos da nova droga.

Fonte: Diário Gaúcho
      Nem todos a conhecem, mas a merla já tem se tornado comum entre os usuários de drogas. Derivada da cocaína, a droga tem em sua composição 70% de folhas de coca e os 30% restantes de ácido sulfúrico, cal virgem, querosene e outros. Por isso, é uma droga sintética (feita em laboratório).
      Após a adição de solventes às folhas de coca, a substância ganha um aspecto pastoso e de cor amarelada, que pode ser fumada em cachimbos ou misturada ao cigarro de maconha ou tabaco.
      O jornal Correio do Povo de Alagoas já aponta a droga como tão perigosa quanto o crack. A merla age diretamente no Sistema Nervoso Central, causando euforia, redução de apetite e de sono, perda de peso e alucinações e delírios. A abstinência da droga leva 20% dos usuários a suicidarem-se. Outros efeitos são a queda dos dentes, depressão e dificuldades para respirar.
     Mas como identificar um usuário de merla?
     O usuário de merla apresenta a ponta dos dedos amareladas, olhos avermelhadas, respiração difícil, tremores nas mãos, irritação e inquietação. Segundo o site Mundo Educação, a maioria dos usuários são jovens entre 16 e 18 anos, sendo 80% homens e 20% mulheres.
     No Rio Grande do Sul, a primeira apreensão da droga foi em junho deste ano.
     De acordo com dados divulgados pela rádio Difusora AM, a polícia aponta as regiões Sudeste e Centro-Oeste com os maiores índices de apreensões da droga.
     Por Tássia Becker Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário