terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMO LIDAR COM SEU CHEFE

                                                 

Reconheça os tipos de chefe e saiba lidar com cada um deles.


  O chefe mal-humorado


Sorria e seja sempre educado, não se deixe contaminar pelo mal-humor, afinal é ele que está de mal com a vida e não você, ao invés disso contamine-o com doses terapêuticas de bom – humor, pois a mudança de comportamento deve partir de você.

O chefe “amigão”


Muito respeito, não misture as coisas você tem o privilegio da liberdade e intimidade dada a sua amizade, mas deve saber respeitar a hierarquia que os separa não abusando dessa liberdade. Não ultrapasse os limites, pois nem tudo pode ser dito quando seu amigo é o chefe.

O chefe inseguro


Paciência. Jamais o confronte em público, apresente as suas idéias reservadamente com ele antes de discuti-las em público. Evite pressiona-lo, mas por outro também o ajude a tomar decisões, por exemplo, relembrando-o dos sucessos passados que ele já obteve.

O chefe é parente


Não misture ou confunda assuntos da empresa com reuniões de família cada um tem seu lugar, nada de intimidades nos corredores da empresa e alem disso aja com muito mais profissionalismo e eficiência já que as outras pessoas sempre irão pensar que você tem privilégios do chefe, então não dê motivos para isso.

Chefe mais novo


Aprenda. Respeite-o e nunca diga ''não'' a uma ordem direta. Aproveite para reciclar seus paradigmas apoiando suas idéias inovadoras, caso discorde explique seu ponto de vista e nunca pronuncie a frases: ''Você é muito jovem para... ''.

Chefe muito mais velho


Aprenda e respeite o seu ritmo. Saiba que mais de 60% das pessoas preferem os mais velhos. Ouça-o sempre que possível, pois ele conhece profundamente a empresa e conhece muita gente por isso geralmente são ótimos mentores.

Chefe agressivo


Reúna a equipe e chame-o para uma reunião para expor o problema, sempre citando exemplos, cuidado não tente fazer isso sozinho, ele pode pensar que o problema é pessoal. Caso não resolva informem o chefe dele do comportamento agressivo e que isso está influenciando no resultado da equipe.

Chefe calado


Não se preocupe esse provavelmente é o estilo dele, mas regularmente peça feedback do seu trabalho para que assim você saiba a opinião dele e se tranqüilize. A não ser que ele seja calado somente com você, isto sim pode ser um problema.

Chefe centralizador


Cumpra prazos e metas assim você conquista credibilidade e demonstra sua competência atingindo resultados. Seja pró-ativo, ajude o seu chefe á carregar o piano e mostre que você já está pronto para assumir novas responsabilidades.

Chefe exigente


Peça para ele lhe contar quais foram os fatores de sucesso em sua carreira, assim você conseguirá conhecê-lo alem de identificar aquilo que ele mais valoriza no trabalho com isso você aumentará a sua chance de ser mais assertivo evitando “puxões de orelha” desnecessários.


Chefe egocêntrico


Valorize-o sem bajular e evite entrar em conflito pelo poder ou atenção, deixe-o se exibir. Ao discordar, faça-o em particular, municiado de muitos dados que respaldem as suas afirmações, mas evite entrar em detalhes sobre suas idéias e projetos. Tenha-o como aliado nunca inimigo

Quando eu não vou com a cara do chefe


Você tem duas opções, sair da empresa ou lidar com isso. Mas antes faça uma auto-análise para descobrir se o problema não é com você. Se todos simpatizam menos você pode ser um sinal ou caso a dificuldade em simpatizar com superiores seja algo comum em sua vida, pense no que deu errado nas outras vezes e repare se não está repetindo o mesmo comportamento


Suce$$o


Roberto Recinella
 

3 comentários:

  1. hahaha adoro o chefe mau humorado
    adoro abusa pessoas q naum tem humor

    bjim guria

    ResponderExcluir
  2. Gostei Cleidi, você aborda um tema (problema) do cotidiano de muitas pessoas. Na verdade problemas de relacionamento existirão sempre e em qualquer ambiente, o que reforça a utilidade das suas colocações, muito bem feitas.
    Saudações.
    Levy Compartilha.

    ResponderExcluir
  3. Olá !!!

    Gostei muito do texto !!
    Excelentes dicas que com certeza servirão para muitos !
    Acho que a maioria já teve um chefe difícil de se lidar !
    Um enorme beijo !

    ResponderExcluir